Sistema de Supervisão Pedagógica para a Educação Pré-Escolar em STP
Sistema de supervisão pedagógica
O Ministério da Educação, Cultura e Ciências, através da Direção da Educação Pré-Escolar, criou um sistema de supervisão pedagógica. A atividade desenvolvida no âmbito do Projeto de Empoderamento das Raparigas e Educação de Qualidade para Todos (PEREQT), na componente de melhoria da educação pré-escolar em São Tomé e Príncipe.
O papel do supervisor
O supervisor desempenha um papel abrangente no contexto educativo. Tem como principal função colaborar e acompanhar o educador na observação da sua prática pedagógica. Durante a visita ao jardim de infância, analisa, interpreta e reflete sobre os dados recolhidos e colabora com o educador na procura de soluções para as dificuldades encontradas durante o processo de autoanálise, numa perspetiva de desenvolvimento profissional.
A grelha de supervisão
Após a visita, os supervisores reúnem-se para o preenchimento formal de uma grelha de supervisão, que contempla aspetos relacionados com a:
- (i) dimensão do desenvolvimento e aprendizagem da criança (organização do ambiente educativo, planificação, ação e relação educativa e observação/avaliação);
- (ii) dimensão da participação na escola e relação com a comunidade;
- (iii) dimensão profissional, social e ética;
- (iv) dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida.